terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os pé vermeio do Paraná

De onde vem a poesia,
e qual roupa ela usa todo dia...
para o clima daqui, que varia.

Vem do Norte todo e  da Londrina em que nascia.
Milharais, cafezais, arrozais, bananais, laranjais
e alimentais todo dia.
O verbo da voz, em vós,
o soberano criador do plano para nós...
de viver com o pé no chão,
da terra quente e vermelha e sentir no corpo o pó grudente
em alvoroço, do ar em movimento,
do vento gostoso do cair da tarde.

Vale me Deus... vale saudade,
da infância que me persegue em forma de verso,
não quis ser poeta, rasguei e queimei todo adverso
do meu inverso dia...

Mas o poema me persegue
A alegria de ser uma coisa viva da terra,
de meter a semente no chão,
meter a lua nos olhos e ver claro meu sertão.

Do Norte, o cheiro do pão com cheiro de trigo
saindo do forno, feito de barro com cheiro de chão.

na boca da gente, na lingua e na mão,
o menino lambe, o pão e os dedos...
os olhos brilham naquela fartura,
nas laranjas amarelas feito ouro,
no indescritível dos primeiros sabores
que cativam a criatura.


Sou criada, escrava de rasgar a terra,
remexer o chão, costurar as pedras
e os arvoredos com a claridade da lua cheia,
entre as nesgas negras do sertão.


Meu pé de chão, meu pé de céu,
meu norte que sorte este mar de dos frutos todos conhecidos,
pelo cheiro, pela lingua, pela pele, pelos olhos
pelas fortes mãos do povo mais simples,
que corria dia inteiro pelas eiras,
pelando os galhos, dos verdes cafezais,
colhendo o fruto vermelho.
Depois rastelar o chão,
por tudo no balaio, os ombros carregados
dos fruto vermelho
dos cafezais.

Fruto sanguineo... sangrava a mãos,
e a pele do homem se misturava com a pele verde e fina
dos cafezais de Londrina.
O norte do Paraná,
"o pé vermeio, esteio deste chão,
fez deste povo, vindo de outro sertão,
Dante flores brancas perfumadas,
depois Os pé vermeio e mais nada.

Povo verde, filho dos cafezais
do norte do Paraná
 correu o mundo na lingua o gozo de saborear...
um cafezinho que vem lá daquele lugar.
são os pé vermeiodo Paraná
se orgulham deste  tão rico chão cultivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.