quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

No retanguim o Çê memo uai, boba!

A mãe e o pai oiavam no retanguim
pendurado na parede,
uma vez por semana

O pai embicava a boca
torcia o bigote
balançava o cabelo...

A mãe sempre fazia cara de desgosto,
conferia os cantos dos zoios com os dedos
e esticava o pescoço e oiava os dente.

Eu não podia oiá,
não arcançava no retanguim.
Minha vó nunca oiava,
desprezava o retanguim.

Um dia eu disse
quero ver o que tem lá...
Não interessa pra criança, respondeu-me ela.

Sempre fazia todas minhas vontades,
Até prender uma dália vermeia
enorme no meu cabelo e dizer que tava lindo...

De tanto insistir ela tirou o retanguim da parede,
e eu oie:
O que isto, perguntei:
O cê memo, uai, boba.
Franzi a testa com muita intensidade, até hoje pode ser ver o resultado...

uma marca bem profunda.
O cê memo é o nome daquilo
 que fica escondido atrás do espeio que espio
e que me espia também.

Demorou mas de noite passei a furtar o espeio da parede,
de 15 por 10 cm... Luz, só tinha memo no sol porisso
de noite também tinha que furtar a lamparina
depois que todos dormissem, uma suposição,
o que era bem dificil porque o cheiro insuportável de querozene
e a fumaça não deixava ninguém em paz.
furtar uma pequena claridade e  oiá no espeio
com muito cuidado  porque forro na casa num tinha,
quarquer raio de luz que aparecesse dentro de quarquer quarto
podia ser percebido por todos.

De noite o espeio era meu.
O cê memo era muito feio.
Passei a cuidar mió  do cê memo.

Vieram os tempos modernos.
o cê memo ficou empoeirado na sala de visita
e acabou numa caixa véia
me apoderei definitamente dele.

Um  dia desejei visitar o cê memo,
para tanto precisava quebrar aquela parede,
que fica entre minha casa e a casa do cê memo...

Quebrei. Ninguém se importava com o cê memo,
o retanguim virou infinitas figuras geométricas minuscúlas
pelo chão... minúsculas e perigosas particulas
mas tinha agora uma porta   escancarada,
aliás porta não, uma parede totalmente aberta.

Visitei o cê memo na sua própria casa,
e que universo  imensamente rico, à parte, às escondidas,
mantinha o cê memo só para ele.

Nem pensava em voltar.
Parecia-me um lugar ideal para se fazer qualquer coisa.

Sempre o dia passa,
Uma parte de nós fica esperando
acabei desejando voltar.

Mas não tinha como fazê-lo...
porque para ir na casa do cê memo,
bastou quebrar o espeio,
para voltar precisa refazer o retanguim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.