domingo, 11 de dezembro de 2011

A filmadora mágica

Tinha visto uma vez aquela linda filmadora.
Estava filmando algo. Era quase noite.
a minha não filma nada no escuro, além do escuro.

Ele parecia tranquilo e seguro,
que suas imagens são boas, mesmo que aparentemente
eu não via nada do que ele estava vendo.

Fiquei pensando em ter uma igual.
Embora a minha seja apropriada para uma pessoa como eu.
Se fosse pesada, grande e complicada
(A dele não era. Era pequena e delicada)
não saia nada... nem um pezinho trêmulo de planta,
ou um inocente piado de pássaro.

Mas "aquela filmadora que vi me encantou em especial"
poder filmar à noite, no completo escuro... ia além da
minha imaginação. Acabei por esquecer o assunto.
Homem sumiu no meio da multidão.
Duas ou três vezes o mesmo homem
me apareceu filmando aquilo que eu não conseguia ver.

Por esta ocasião, de agora, o encontro novamente
A cidade como sempre naquela neblina quase londrina,
colaborava com o seu inefável clima.

Ele parou na marquise, eu que o estava seguindo
parei também. Ele olhava para as nuvens
eu fingi que olhava a mesma nuvem que ele.
Ele fez uma cara de pensamentos inconformáveis
eu repeti sua cara. Queria mesmo dizer Penso igual a
você... se chover... vai estragar o meu passeio.

E a chuva veio... e era tudo que eu queria naquele
momento que ele ficasse ali, bastante tempo
e que ficasse com vontade de conversar,
mesmo que fosse para xingar o vento.

Eu disse - você gosta muito de fazer videos,
pelo que percebi... Sim, respondeu-me ele.
Tem página na net... ainda não.
Mas vou ter. Nem sei como funciona a net.
Não tenho net.

Mas você tem muitos videos... insisti na conversa.
Sim... muitos. Estão na minha casa, num lugar seguro.
Não gosto que  olhe minhas imagens. Ah... não quer
compartilhar o que você vê... Por enquanto não.

De fato nada pergunto... apenas insinuo... ele vai completando o texto
falado. As nuvens escuras clareiam  mas a água cai com
gosto. Aprecio a chuva cheia. A chuva é um espetáculo completo.
imagens em muitas dimensões, sons, luzes, movimento,
Então me absorvo na interação... da poeira e do vento
e vejo as pessoas correndo,
guarda chuva voando, e a expressão da chuva fria no lombo...
roupas molhadas, até lavadas...
no fenômeno da chuva inesperada.

as crianças gostam, riem às gargalhadas...
quando ficam na chuva, molhadas... é um estado de graça,
muito gente corre para o lado certo, outras para o lado
errado... mas todas correm.

Voltando à filmadora
Como posso comprar uma destas... igual a sua...
Ele me olhou... Não sei... foi um amigo que trouxe de outro paìs.
deu-me de presente.
Que decepção ele nem confiou.
Como posso ter um amigo assim, igual ao seu?
Foi brincadeira... completei mas disse.

Ele nem respondeu.
- Venda-me a sua e peça ao seu amigo que lhe traga outra...
Aí ele me olhou. Estava com a filmadora dentro de uma
pequena bolsa, distraído... mas neste instante
puxou-a para o outro lado, longe de mim.
e ficou atento.

Não gosto de roubar nem de furtar mas adoro conseguir.
Se ele me desse a filmadora. Aceitaria. Mas ele não deu.
o que é normal fiquei esperando um novo fio para a conversa.

Pior olhou para uns lados fez uns gestos e apareceram
dois outros homens... Ficaram perto. A conversa nossa
se interrrompeu. E logo os dois disseram
a senhora está presa. Tentou por acaso, obter a filmadora
deste senhor... de modo inapropriado...?
Não... respondi friamente,  quis apenas comprá-la.
A senhora percepe que ele é muito sentimental?
Sim... Ele era bem idoso...mas muito esperto.

Sabe o preço pelo menos... Ele não me disse.
Ele não ouve bem. Somos seus seguranças.
-Vamos nos sentar naquela mesa e conversar. Sugeriu um dos homens.
Fomos para uma lanchonete próxima...

Quer comprar a filmadora dele.
Gostaria, respondi friamente. Tem dinheiro.
Isto não é da sua conta. Se quisesse roubá-la ou furta-la
não falava com comprá-la...

Quanto é?.. Mera curiosidade de uma quase dama.
Porque eu não tinha dinheiro, nem na bolsa e nem na conta,
nem crédito para tanto... se fosse tanto, ou mesmo
se fosse menos que tanto.

"Quero saber como funciona... já que estou interessada,"
Só depois que compra-la, pagá-la e levá-la. Esta não tem manual.
Já é bem usada.

Posso então ver os videos que ela faz.
Também não. Segurança máxima. Ele não aceita mostrar os videos.
Mas que ... Posso pegá-la  tirá-la da bolsa e examiná-la...
pelo menos... Não... vai que a senhora seja doida
e saia correndo com ela. Não há outra destas por aqui.

Que coisa, que moço vocês estão em três, eu em uma,
sou quase nenhuma perto de vocês...

Pensa... mas não é assim. Somos seguranças dele
e não podemos correr atras da senhora.
Ah...deixa para lá... No momento não quero comprar
nada.. Disse revoltada. Não tenho dinheiro para comprar.
Não sei quando terei. Mas curiosidade me trouxe aqui.

Os 3 homens cairam na risada. Não tem dinheiro. Nós sabemos.
Pensa que pensamos que a senhora tem dinheiro para compra-la
Nós sabemos que não tem.
E não lhe contamos nada
sobre ela. Perdeu seu tempo...

Mas deixamos uma proposta...
Ele vende a filmadora para você... o amigo dele mora lá fora...
manda outra... pode ser um bom negócio.
Pensa bem. Penso sim... se tivesse "deisão" na bolsa
ir perder... Porque não compro nada que não conheça...
quero conhecer primeiro... ver o que ela faz.

Neste diálogo meio torto acabei ouvindo
Você conhece o fulano que é parente do cicrano,
que casou-se  e separou-se do beltrano...

juntando tudo ...ah, não me diga... você
então é o mesmo...aquele do antigo... e por aí afora.

Depois de um suco, outro suco...
marcamos um encontro na casa do tal videomaker
para breve, muito breve. Quando eu me decidir...
mas sei que o tempo é muito é muito breve
e instável... por isso não posso me retardar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.