sábado, 18 de abril de 2009

O Analista da Autora - Roteiro para cinema - um filme de amor - conto - Maria Melo - Paraná



Paga antes conversa depois!
começa assim, porque assim aconteceu!
Um pesado silêncio na sala de espera.
Outros olhos, outras faces, rastreando as paredes
quase nuas do consultório.

Um quadro alí, outro aqui, em cima da minha cabeça,
não pude vÊ-lo direito.
Uma música indecifrável, uma secretária discreta
usando um uniforme da mesma cor das paredes.

Era a primeira vez da autora.
Estava muito curiosa. Mas seu problema
não a deixava saborear o momento adequadamente.

Quanto tempo demorou recapitulando
na mente aquilo que a perturbava?
Talves uma eternidade e meia.
Mas aquela meia passou e a porta se abriu:

Um leve e sutil chamado, quase um sussurro!
A autora se levantou e caminhou para dentro
da sala, era com ela.

Não tinha divã. Só uma cadeira na penumbra.
Ela não se sentou, imediatamente, Ele sim.
ficou andando pelo ambiante, que lhe
pareceu muito espaçoso e surpreendente.

Viu um quadro com um mar muito branco e frio
e um barco vazio, também desbotado,
talves fosse no mar muito gelado.

Viu uma vela apagada, um livro fechado.
Era uma biblioteca imensa, inteira, fechada.
Flores de muito bom gosto, artificiais,
quase imortais. Uma janela acortinada,
e imaginou a rua com seu turbilhão de visões
e aquele homem do seu lado.

Ele ainda seria um analista? suportando
todas as emoções dos apertos da convivência,
se rompessem todas as muralhas daquele silêncio?

"Seu tempo está passando" disse ele à autora.
"Além de tudo ele é uma pessoa de pouca conversa"
pensou ela.

Sentou-se na frente dele.
Ele disse: "conte-me tudo, do começo ao fim"
"De jeito nenhum, disse a autora,
se quer saber, adivinhe!

"Quer falar ou não?... se não quer
não fale nada"

Tá bom, é sobre o conto que conto...
escrevi uma cena muito violenta...
E agora estou pensativa, não posso
ser passiva diante das coisas,
tenho que tomar uma decisão.

Devo fingir ou devo contar a verdade?

Ele disse: "ACeite-me como eu sou
você precisa me aceitar para se aceitar, também.
e caminharemos juntos pelos seus precipícios e abismos
Precipícios: começo do abismo, visto ainda de cima.
Abismo... fim do precipício, visto de baixo.

O analista colocou sua mão no braço da autora.
com um excessivo carinho,
um olhar derramando ternura,
e um pensamento danado de luxúria!

Oras, vim aqui resolver meus misteriosos problemas,
me deparei com o seu eterno dilema.
"Faço ou não faço o amor." Eis a questão!

Então, disse o Analista, ampare-se em mim,
lhe dou meu ombro, todo meu conhecimento,
se quer, também remédio para seu tédio.

E vamos, não lhe deixarei perder-se em seus
devaneios, porque o que faz isto acontecer
é que você tem tempo demais para si mesma!

Era belo como é peculiar a beleza no homem,
era sincero, também, como todo homem é,
Era grande e heróico, como todos o são,
era misterioso o seu mister!

E a autora precisava de certo álibi,
de um acolhimento, de um sim,
um consentimento, uma polavra muda,
que viesse, assim pelo vento,

Aquele vento que vem dentro do coração
assobiar canções,
que distrai, que cura a tristeza,
que leva o tempo solitário embora.
Que traz um sonho, um enlevo.


Parecia de fato um homem sonhando,
mas era um analista prático, diplomado,
doutorado, reconhecidamente suspeito.

Ela disse de repente, o Senhor estava no rio?
Sim, estava. Viu os peixes?
Vi...com certeza! Leu o conto inteiro?
Claro! Afinal você é escritora e eu sei
que escreve porisso leio!...

Mas seu tempo acabou disse ele friamente,
Na próxima semana venha
e me diga se decidiu caminhar
comigo, é mais seguro,
o ombro e o braço
do profissional amigo.

Abriu a porta e deixou a autora
assim, no meio, imersa, totalmente
na dúvida...

continue lendo que continuo escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.