quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ilustre Curitibano Anônimo

"Não nasci em Curitiba, nem mesmo no Paraná,
vim de Minas com 4 anos e mais de uma dezena de irmãos.
Fomos para o norte do Paraná,  de memorável fama
pela boa terra de lá.

Meu pai comprou uma casinha,
minha mãe morreu de parto e nós quase morremos de abandono e fome
Meu pai com uma penca de filhos,
era apenas um pobre homem.

Ele vendeu a casinha, era um rancho
no mal sentido. Uma tapera mal  poética....
construida com lenha dos sitios...
Ele se livrou do cachorro, dos gatos dos passarinhos...
com abundante desgosto no rosto...
pegou seus trocados...para a mudança.
fomos para a Capital do Paraná
Ele, eu e as 4  crianças.



Com indicação, é claro, meu pai foi morar no
centro da cidade, com as crias pequenas. Lhe restaram
 emprego para todos, até para as crianças, e salário.

Fomos para a favela pinto, outra vez, é claro.


Meu pai do céu que lugar será esse
onde se cata  lixo papel
até virado do avesso?e outras coisas ruins
as quais eu não mereço.


Fui e meu pai  meus irmãos, catar papel e lixo,
não havia carrinho para amenizar o serviço,
meu pai magrinho mas parecia um burrinho,
predestinado subordinado aquele nicho.

Analfabeto, beto, magrelo.
Eu cada vez mais forte, moleque brabo de morte,
pensei pobre de meu pai, uma vida inteira
para fazer tantos filhos,
e hoje neste trilho, trabalhando feito cavalo.

Então criei aos 12 um carinho muito leve para ele,
puxar o lixo do centro da cidade,
e levar mais, ganhar mais, ter mais,
ambição do troco pelo trabalho
e a honra e dignidade de criar seus filhos.

Igualmene fiz um carrinho assim para meu tio
que também era favelado, de minas gerais a terra do ouro atolado.

Outro para os primos moleques, outros para o vizinho
logo logo copiaram meu modelo e parei de fabricar carrinhos
todos já começaram a fazer seus proprios carrinhos.

Modernizei os carrinhos de lixo,
dois andares, bem leves, quase se moviam  com o vento,
adiantava o serviço, mas o trocado...nada!
que mal invento!

aos 15 sai de casa, como todos os outros meus irmãos mais velhos...
só os menores suportavam  aquele inferno,
além do insuportável curitibano inverno.

Fiz um puxado com restos e lixos, um colchão, uma cadeira
e uma trincheira de cães,
dormiam muito bem depois dos restos de pinga
que encontrava no lixão.

aos l6 já estava viciado no alcoolismo...
não é possível que se nasça , num trabalho de parto tão preciso,
assim para viver  isto e isto se vive.

Como sou muito grande e feio pensei...
meu apelido não gostei - linguição!
parti para o briga de boteco e apanhei feito cão


Fiquei mais feio ainda e mais revoltado...
não sei que milagre o cara que tinha me batido,
levou uma surra  uma semana de depois e sumiu de vista
espalhou o boato que ele tinha se convertido.
ao santuário do além lado...
a fama de tal sumisso, se deu a mim,
moleque perverso, feio  grande e  mal criado.

logo logo era amigo de todos
e nunca mais dormi no bar. Me levavam abraçado
até o meu barraco me chamavam de senhor,
e davam pão velho para meu cachorro.

Virei segurança, aos l6 mesmo,
uma boa cachaça, as meninas aos montões,
nem eram bonitas suas roupas, mas os corpos expostos eram muito bons...
ganhava camisa, lenço, bilhete...
e até sogro de improviso...
tenho fia bonita e boa lhe aviso.

Meu pai se aproxima de seu centenário,
e não se  lembra quantos filhos deixou neste cenário,

Hoje sou um cara importante.
Rondo a cúpula dos governantes...
venci meu itinerário. Tenho um coração duro
com meu criador,
que colocou muito mais conta no meu rosário."

 história verídica...
assim como muitas que me são contadas,
vou publicando aos poucos.

Que tal o poder público organizar e gerenciar estes trabalhadores,
bem como oferecer melhores condições de saúde, saneamento
para eles e seus familiares?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.