sábado, 24 de setembro de 2011

O amor pelo mar

Sou apaixonada pelo ora olhos verdes do mar,
de azul azul de mar, azul de olhar, azul de ver,
azul de querer amar.

Assim porque a América é filha caçula
dos português e espanhóis, grandes e corajosos navegadores
canoeiros...flutuantes das águas, artesãos
destemidos e bravos guerreiros em suas naves
romperam  crenças  abriram horizontes
na terra... estradas, reinados, povos surgiram
povos sumiram e povos ficaram.

América, filha destes dois grandes povos navegadores,
e de todos que aqui eles trouxeram que aqui os seguiram.

Tenho o mar como a primeira mãe:
mãe da matéria que me anima os dias.
Mãe viva e eterna que embala  as  alegrias,

Mãe que move o vento que move o moinho do tempo,
que move pensamento, que move gerações,
que move os tormentos e também as ilusões.

Por isso adotei a região de Guaraqueçaba  e tudo que está nela como
meu primeiro povo... povo do coração... assim como minha terra natal,
a terra natal de meus pais, de meus avos e bisavós, que são
descendentes destes  povos...
que por sua vez são descentes de outros povos e assim
e infinitamente ...

o mar, as montanhas, as serras, os bichos, os peixes,
as pessoas crianças, as pessoas adultas, as pessoas de idade,
as cultas e as simplicidade. Tudo, adoto tudo, como se meu fosse,
de fato o é... o povo mar
que é um dos povos mais antigos do Paraná,


O homem do mar, da canoa, do barco...do iate,
o homem que vive do mar, às margens do mar, no mar,
dentro do mar, pelo mar,  com o mar...
nas regiões marítimas... guarda a tradição
da navegação, da conquista
da terra à vista...

Agora para sempre Mar a vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.