segunda-feira, 8 de abril de 2013

Falar com os mortos

Falar com os mortos é normal.

O marido morreu.
na hora da aposentadoria.
As viagens marcadas a passagem comprada e
O coração parou...
Enquanto a ambulância o levava para o hospital
 ele disse:
Não adianta reclamar e fazer esta cara,  
nem chorar
nesta viagem inesperada
eu vou sozinho, você fica...

Ela recebeu o seguro, terminou a casa,
casou a filha caçula, Deu os carros dele de
presente... tinham muitos bens.

Depois de uns meses indo todos os dias
ao cemitério, carregando uma enorme 
mágoa decidiu por fim sentar 
e conversar.

 no túmulo dele,  ao lado de outros
túmulos  começou a falar.

"Palhaçada você fez comigo.
Prometeu que íamos juntos para a Europa
os Estados Unidos. Me prometeu até o Caribe
Israel e o Egito. 
A casa grande e vazia eu nem acredito.
Que tenho que recomeçar sempre meu dia, sozinha...
Tem vez que enrolo o cobertor e travesseiro
e você ainda dorme comigo.

Você era teimoso. Tinha que ter bebido?
Trabalhava feito condenado. Já tínhamos
muito dinheiro...mas sempre passava os
domingos nos bares e voltava para casa cozido.

Toda segunda a sexta ia trabalhar era o melhor
dos maridos... deixou-me ainda seguro
de sua vida. Benhê! volta para casa logo,
temos tudo do bom e do melhor, tudo
tudo ganhado honestamente...
Aquelas trapaças que fizemos nem conta para a gente.  

As malas da nossa viagem ainda estão pronta
mas você onde estará? Lembro-me de tantas
vezes que você bebeu tanto que perdia nosso lugar.


Do outro lado muitíssimo do outro lado estava
ele. No sol de cozinhar batatas. Sentado em cima
de uma enorme mala que nem conseguia carregar.
vestido de pele de trapo.
Aquilo era o deserto. O deserto estava por lá.
Não havia um único bar no lugar.
Mas se sentia embriagado. 

Pensou consigo mesmo... Devo ter bebido demais
e não sei onde fui parar. Procurou nos bolsos dinheiro
documento qualquer coisa.
nada e sua mala estava chaveada.
E chave ele não sabia onde estava.
Sua roupa estava meio rasgada... trapeada.
sua aparencia nem imaginava.

Por uns instante desconsolado revirando  os bolsos encontrou
um papel embolorado... do lado,tinha
um celular jogado, pegou o mesmo digitou o número...

Alguém falou: Nossa mano, estou esperando
teu chamado  e nada... onde tem andado?
-Estou aqui num lugar, numa estrada, com
uma mala enorme que não aguento carregar,
você podia vir me buscar...penso que bebi
demais e me perdi.

Sim é claro como é o lugar onde você está?

Ele enrolou um pouco a fala, descreveu mais
ou menos o que via...
- Já vou te pegar...  mas vai demorar.
Você me parece bem bêbado
procure alguma coisa para comer até eu chegar.          

Enquanto isto a mulher continuava a falar:
Ele estava vendo aquela senhora bem velha
bem gorda, já vamos dizer bem passada
e triste e falava e chorava e falava,
sentada naquele bloco de concreto cheio
de flores... nada lhe ocorreu sobre ela
nem a paisagem, nem a história.

e aos poucos foi se distraíndo da cena da velha
e apareceu uma moça bem ali na beira da 
estrada, tinha um sorriso lindo
uma pele envolvente, uns cabelos leves
um olhar eterno... gestos quentes.         

E foi abraçando ele cada vez mais ternamente
beijou e beijou de repente ela lhe jogou um bebe,
outro bebê, outro e outro bebê...

Ele se viu cheio de crianças querendo doce
e carinho e cama e passeio...
e ela azeda feito limão, dava de dedo
de mão, de vassoura, de tijela, de fogão e feijão
o dia inteiro...

Lembrou da sua familia, mulher e filhos,
trabalho e luta... lembrou da morte.
Morreu. Não lhe restava mais dúvida.

E aquela velha chorona sensata no túmulo
devia ser sua avó...

 Mas considerando o tempo ido
sua avó já devia ter morrido...

Então o desejo que leva aos beijos
que leva a saudade o levou a ela... a velha.

Ela ainda falava e chorava
absolutamente certa em sua razão 
que ele a ouvia, absolutamente certa em sua razão
que ele não aparecia, não ali.

Mas ainda com as flores amarelas abraçadas
ao peito ela sentiu um vulto, um vento
e logo em seguido ele apareceu sentado
no túmulo na parte mais alta do mesmo.

Ela deu pulo para tras e quis gritar
não saiu palavras... nem nenhum
movimento mais... nem um fio de seu cabelo
se mecheu... mesmo havendo vento.
Ela via as folhas das plantas se mechendo
Mas ela não mechia... parece que até seu coração
ficou em silêncio.

Seu bemhê estava bem feio. Tinha perdido muito
de suas carnes e até de ossos.
- Desculpe assustar você...mas é
isto que acontece quando a gente morre.
Você tem me aparecido muitas vêzes,
pensei em voltar mas para dizer a verdade
só consegui isto. Minhas roupas estão rasgadas,
mas ainda não fui para lugar nenhum...
Estou esperando meu irmão.
já já ele chega e então talvez não volte mais
mesmo morto ainda me sinto um pouco embriagado
por isso me desculpe, não lhe trouxe flores,
nem as vi do outro lado. 

Não quero que fique chorando
nem remuendo suas mágoas...
Vá viajando quando chegar sua hora você
vem... ou você vai..

há tantas outras pessoas com quem
você ainda pode conversar...

  eu nunca fui romântico...
mas você foi minha razão de existir...

Perdoe minha frieza, se não pretendo
lhe abraçar... meu irmão acabou de 
chegar vou indo... está buzindo sem parar...

Ela começou a escutar a buzina de um carro la
forá enquanto ele ainda estava calmamente 
sentado no túmulo... o carro buzinou e buzinou
até que ele sumiu e o carro arrancou.

fácil falar com os mortos, ouvi-los, no entanto é um caos. 
Ela saiu bem devagar...
nem tudo é como parece ser...

todos tem seus próprios caminhos... mas o mesmo jeito de caminhar.


 

            

                  
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.