quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O primeiro domingo de seu Pablo e Dona Joanita - conto

Finalmente o domingo vem correndo
atropelou a semana, seu Pablo sabe muito mais do que conta
sua boa alma.
Escolheu calmamente as músicas mais horriveis
que Joanita detesta...

Não detesteva antigamente... mas depois que ele morreu
odiou tudo que era seu.

Seu Pablo escolhe roupa de ginastica, vai correr em volta da mesa,
ele nunca vai lá fora,   é seu segredo,
gosta do seu casulo, sem asas e sem penas.

Põe a música no  último volume,
vai mandar balas de canhão  pra visinha morena.
que trabalha muito mais que com as mãos,
com a cabeça, também com o espirito.

Espírito um pouco escondido,
mas até bem visivel se bem olhado for.

Joanita quer dormir. Precisar dormir. Busca um abrigo
no seu sono, sonho, seu nada.
E domingo, dia de ninguém para ela.
dia só dela. Que não gosta de partilhar.

Acorda no meu do tamborilhado daquela música daminha,
e sua alma berra, Não, eu não acredito nisto novamente.
Se veste, investe no espelho, indaga a mágoa
será tão cedo ou tão tarde
que tenho que acordar assim...e sair às pressas
contra estes tiros de  canhão que voam para mim...

Bateu na porta, não precisou esperar seu
Pablo, apesar do imenso barulho, estava pronto
para fazê-la entrar. Entrou e disse:
O senhor acabou de me acordar
no domingo a estas horas,
sou apenas uma fera mal dormida.

Esqueci de lhe dizer que música ruim assim, não me interessa
nem hoje e nem nunca.
Pode ouvi-las sozinho!

Ele sorrindo se desculpou
Perdoa-se senhora, acordo-me cedo demais
e faço ginastica só com este barulhão nos ouvidos.

Como faremos... perguntou ela...
É fácil disse... tenho a solução, podemos instalar uma parede
de isolamento acústico na divisão do nosso apartmento.

Temos os mais belos padrões...
Espera seu Pablo, não é para tanto... basta cooperar....
Estou cooperando... a senhora não gastará nada
do seu dinheiro, pode me pagar com o tempo,
que para mim, também vale tanto quando
as mais nótaveis retangulares notas sagradas.

Disse-lhe que vim a trabalho, divulgar e colocar no
mercado os isolantes acusticos para apartamentos,
bonitos, leves, modernos e para a senhora
com muito bom preço.

Fazemos sua parede e a senhora me concede mais tempo
depois do contrato. Nunca mais vai ouvir minhas músicas
ruins... nem precisar vir aqui de manhã. Terá
para sempre seu sossego preservado, comigo
ou com qualquer outro inquilino.


Ele trouxe uma pasta
pediu que ela sentasse e olhasse
mostrou-lhe caracois, olhos de animais,
pontos sincronizados, linhas  cruzadas,
arte moderno, arte futurista,
linhas de mãos, baús e bambus...
Ela  disse: todos são simplesmente fantástico.

Começava assim a espionagem

seu Pablo estava feliz de não precisar
exibir a pobre Joanita nua
O que diria... era um belo tronco
de árvore... abrigava bem
quem nela se abrigasse.
Mas não era musa nacional,
era mais para seu Sancho Pança
do que para Quixote de la mancha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.