quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Meu personagem é criança... conto Maria Melo

Quanto anos você teria hoje, se tivesse 7 anos de idade...
Que tal voltar no tempo por alguns segundos
e recuperar alguma boa lembrança, ou esperança,
alguma boa descoberta, alguma boa trama...
de felicidade que só existe em sua criança.

Era a festa de aniversário dela.
Seus pais, parentes, amigos, vizinhos
e colegas da escola...
Muitos presentes e
muita animação.

Ela sempre a mais linda, encanta os olhos de todos
a primeira vista.
Aquela beleza quietinha que preenchia todos os espaços
de todos os olhares que nela vinham.

Na hora de cortar o bolo procurou entre todos
dois convidados especiais e não os encontrou.
Entristeceu, mas antes de experimentar o bolo,
uma de suas amigas de escola fuchicou baixinho
nos ouvidos algo:

Ela se desculpou e as duas sairam correndo
em direção ao jardim, foram para a casa de bonecas.

Lá encontrou seus convidados sumidos:
O menino e a menina, trocavam beijinhos na face,
na testa, no pescoço... nada mais ela viu
nem sequer presumiu, disse: quero que saiam
da minha casa de bonecas e venham comigo
agora, para minha festa.

É tarde demais, disseram eles. Vamos fazer
o que viemos fazer. Ela insistiu, nervosa:
Vocês não vão estragar minha festa,
minha vida, não passarei vergonha
na frente de meus familiares, amigos, parentes e vizinhos.

Vamos fazer o que vamos fazer, você sabe o quê... e concordou.
Disseram eles insistemente.

Não quero mais que façam isto, eu os proibo. Mudei de idéia.
Ela tremia e começou a choramingar... depois chorar, soluçar,
e se descabelar, de nada adiantou...
Ela gritou: Saiam da minha casa de bonecas.

eles sairam e foram caminhando rapaidamente para o lago.
enconberto pelas árvores que formam o bosque próximo à casa,
parece um lugar tranquilo
para se fazer qualquer coisa.
principalmente uma coisa tão impossível.

Ela os chamou em vão... sumiram entre as árvores.
As duas voltaram para o salão, ela estava aos prantos.
Os olhos e o nariz vermelhos, os cabelos
desalinhados, a boca trêmula.

A mãe, as tias, o pai e todo mundo queria
saber o que aconteceu... como ela não parava de chorar,
a levaram para o quarto,
trouxeram-lhe todos os presentes
nada lhe agradava.

A amiga explicou que ela havia brigado
com a colega de sala de aula e que
a mesma colega havia ido para o lago...

Assim a pedido da mãe dela a tia foi também
para o lago... buscar a convidada da sala,
que não estava acompanhada de seus pais..

A tia não teve dúvida, apareceu de repente
bem no meio dos beijinhos, na testa, nas faces,
no pescoço, nada mais a tia viu.

Quero que voltem comigo, a aniversariante
está desolada e só volta para a festa,
quando vocês chegaram.

Os dois meio a contra vontade voltaram
com a tia da menina....


A tia foi ao quarto e disse peguei os dois
numa brincadeira, assim inocente,
creio que este deve ser o motivo da choradeira.
Se arrume de novo, enxugue os olhos,
e tudo mais e volte para a festa,
fazer as pazes com seus amiguinhos.

Ela voltou e sorriu para eles... certa de que
a tia os havia interrompido:
Eles disseram ao sorriso e olhar dela:
Tarde demais já conseguimos!
Ela desabou a chorar novamente e desta vez
a festa acabou mesmo para ela.

Os convidados ocupados engoliam muito docinhos
e refrigerantes e davam muitas gargalhadas,
não havia nenhuma razão para qualquer desespero
qualquer reação àquele tão imenso e inutil pranto.

Quantos dias de paz e de sossego
e quanto tempo real a separaria de um futuro
completamente desconhecido.


A autora: este meu personagem novo é novo, quero dizer
infantil mas eu o conheço mesmo antes de ele ser criado.
"Mundo de Jung" diria que ele é uma nuvenzinha colorida,
que nunca se afasta do sol, de fato me apeguei a este personagem
muito antes que ele me contasse a primeira estória,
ou história... mesmo que fosse mudo
apegado ficaria pela imensa luz de seus olhos,
que muito mais que qualquer palavra diz... tudo,
e se me olha com tal amor, olhará assim, também
para seu leitor.

Mas a aniversariante ficou angustiada quando
percebeu que a autora não sabia nada.
era ainda uma personagem em branco, em sua página.

A autora questionou: Por que chora tanto, bela,
se nunca a vi chorar, nem nas suas horas febre,
ou temores noturnos... em nenhuma dúvida de seus
mágicos dias a vi entristecida... porque
agora este inutil pranto incontido,
nesta manhã de sua linda vida.

A história:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.