quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Meu personagem é criança... conto Maria Melo - parte II

A história: Lembra o dia das lágrimas...
Faz um ano, nada além, disso, hoje faz um ano.
Lembro-me: Eu era criança... queria ajudar,
ela era criança, precisava ajudar,
ele era criança, sonhava poder ajudar.

A mãe da menina convidada da escola,
para ir à festa, era muito velha, mais de 50 anos,
muito velha, disse-me a amiga do coração,
velha, doente e só... era minha mãe... mas
parece minha vó.

A amiga era filha única, pessoa única,
sem tios, sem primos, sem parentes conhecidos
e temia que a mãe aparecesse morta,
quando ela voltasse da escola...
e que terror ser sozinha no mundo,
e ser criança o que faria para sobreviver,
nada sabia sobre as leis de sobrevivência,
dos lobos, dos gatos ou das pessoas.


A aniversariante passou a viver e conviver
com o drama da menina e depois de muito
gastar sua sabedoria de 7 anos de idade,
decidiu aconselhar sua amiga:

"Quando você se casar, terá um marido e filhos,
e não será mais tão sozinha.
Sua mãe vai brincar com os netos
e se curar como a minha..."


Disse a amiga "Quero me casar agora, vou arrumar um marido
para mim e filhos, também... terei uma família bem grande,
sem perigo que morram todos... casando, já, terei muitas
crinças, pra mim brincar.

Então as duas passaram a confabular todos os dias,
quem seria o menino escolhido.
Meninos de 10 anos são grandes e sabidos,
gostam de futebol e não querem casar agora.

Mas o Joãozinho nem tem 6 anos ainda...
e ele também parece que quer casar...

Assim as duas se reunirão com o Joãozinho,
lá no canto do pátio da escola e contaram
ao Joãozinho todo o drama que estavam vivendo
e como gostariam de resolver o problelma...

João, de 6 anos não teve dúvida se prontificou
imendiatamente a se casar com a menina e fazer um bebê
ou muitos bebês, teriam muito tempo... pois eram
jovens.

E mais ainda João era também muito sabido:
Ouviu o pai dizer: Vamos fazer bebê, lá no quarto,
sua mãe beijou seu pai no rosto e disseram:
Já, já, voltamos, querido, fique vendo um filmezinho
na tv...
e os pais se esconderam no quarto...

Joãozinho concluiu que se ninguém nunca viu...
é porque é preciso ficar escondido...


Os três tramaram o encontro na festa de aniversário
da menina chorona... e a casinha de bonecas
é para mante-los escondidos na tão nobre tarefa.
E fariam isto bem na hora da festa.

Na casa de bonetas foram perturbados,
mas deram 3 ou 4 beijinhos, na cara,
no lago também, mas tinham dado, ao todo,
quase 10 beijinhos,
e graças a estes beijinhos com certeza
teriam um bebê, ou quem sabe,
muitos bebês para eles brincarem
e para que sempre tivesse pessoas vivas
que fossem deles... era familia,
a melhor a maior ambição que ela tinha na vida...
e o seu maior medo de perder tudo.

Estavam com uma imensa alegria nos olhos,
certos de que logo seriam casados e pai e mãe de familia,
Ele e ela...e muiitos filhos.

A aniversariante estava simplesmente apavorada:
"Nunca vi alguém da minha idade ter bebês,
como ele vai ser o pai do bebê se ele tem
6 anos e é menor que ela...
Ele não trabalha, não dirige, não vai sozinho à escola,
ela não tem peito para dar mamá para o bebê,
como vai tirar o bebê do berço...
Um tormento de questões habitaram a menina
a semana inteira, fazendo mil
perguntas a si mesma que não podia
fazer a ninguém...

Sua mãe e seu pai entravam para o quarto e
ela perguntou... porque vocês ficam sozinhos
tanto tempo e não fazem bebês...
A mãe disse sem saber:
Demora muito filha, para se fazer um bebê,
não basta entrar no quarto...
Por que quer saber sobre isto... Nada, mãe...

Voltaram às aulas e todos os dias seguintes,
elas examinavam a barriga
para ver se o bebê já ia nascer...

E ele sempre dizia para si mesmo,
Já sou um homem casado, vou ter um filho,
escutava isto em muit0os lugares,
mas o mais estranho é que escutava isto de si mesmo,
e guardava seus carrinhos e todos os brinquedos,
para o bebê que
ela imaginava, chegariam muito rapidamente,
enquanto ela dormia a barriga crescia
e o bebê saia pra fora...

Nada aconteceu a barriga não cresceu, faz
um ano, o bebê não nasceu e minha amiga
está muito triste, diz ao seu
marido que ele é bobo e não sabe fazer bebês.

Agora ela já está pensando em outro
que usa óculos e já vai fazer 8 anos,
parece sabido... ela só tem medo
dele não querer se casar já!

Sua velha mãe continua doente,
e ela com muito medo.


A minha personagem me perguntou:
Você acha que este nenê lá da casa de bonecas]
ainda pode nascer a qualquer tempo...
até depois que ela crescer mais...


Respondi, carinhosamente, acho que não, querida,
pense que isto foi apenas um sonho, por enquanto,
Você tem conversado com sua mamãe,
sobre estas coisas, da vida de uma menina,
ou de uma mulher... sua mãe é mulher,
você é uma menina, de apenas 7 anos de idade...

Não vou contar a ela, disse-me a personagem,
não quero trair minha amiga...
mas nunca mais vou ensinar nada para ela,
nem continha de matemática...
mesmo que ela tire zero...
eu não me impoorto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.