quarta-feira, 24 de agosto de 2011

sobremesa típica indígena

Pois é nas andanças de um lado para outro
sempre a gente descobre coisas imprevisíveis...
Atravessávamos o rio num barco,
a maioria estranhos. Calados e desconfiados.
Eu também sou tímida.

Mas uma menina começou a conversa,
dei corda e ela me contou sua história,
aquilo que ela bem quis contar, ouvi
com prazer e admiração.

Descreveu-me seus antepassados indígenas.
e me mostrou um caderno velho esfarrapado
que segundo ela pertenceu a sua bisavo,
depois sua avó, depois sua mãe
e agora que a mãe estava morta, era dela.

Queria vendê-lo falava baixinho
disse-me que precisava gostar da cara da pessoa
antes de oferecê-lo e que gostou da minha.
Perguntei   sobre o que se tratava o tal caderno,
ela  o abriu e mostrou-me as folhas
todas escritas com ums rabiscos intraduzíveis
e falou que o mesmo era uma grande relíquia,
pois continha muitos ensinamentos sobre
as utilizações da floresta que faziam os velhos indios
para manter sua sobreviência, sua saude,
suas crenças... enfim... o caderno
tinha muitas receitas e alimentos e chas
curadores.

Perguntei o preço e ela me falou 150 reais no mínimo
Eu tinha 5 reais disponíveis.  Além de que não
entenderia os rabiscos nas folhas e ela me
disse que eu poderia ir na casa dela
e  que ela o reescreveria no meu idioma.

Só tinha 5 reais mesmo. Expliquei e também
não tinha tempo para ir na casa dela... que ficava
atras de um morro bem longe dali.

Eu sei que você não me acredita disse ela,
mas vou  lhe falar  uma receita de uma
deliciosa sobremesa que minha bisavó, minha vó
e minha mãe faziam para os índios que
realizavam os rituais nos quais pediam interferência
dos Deuses deles para  algum fenômeno
para os quais eles não tinham poder de interferir.
e desta forma depois dos rituais os indios
se sentavam e comiam alegremente...

Demonstrando confiança e agradecimento  aos seus Deuses
por sempre tê-los socorridos até aquele momento
e por continuar sempre ajudando eles a ajudar
o seu povo....

A moça índia me disse como fazer a sobremesa
quais eram os componentes e a original do preparo bem como  a  forma
de  encrementar... o preparo já
que não tenho as mesmas condições indígenas
para isso.

Escondeu o caderno de mim...

e fui embora... pensando: Que fácil.
Por anos nunca tentei ... estes tempos, entretanto decidir experimentar
e ficou uma delicia.

No próximo mês  vou  fazer a sobremesa indígena
e vou oferecê-la aos degustadores implacáveis que conheço  e
quero saber se gostam ou não!!!!

Se gostarem vou publicar a receita aqui... neste blog.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

You are welcome



Good morning everyone who comes to visit me, today... Thank you and have a nice day.



Agradeço o carinho da sua visita... Visitam este blog Brasil, Estados Unidos, Israel, França, Portugal, Antilhas Holandesas, Alemanha, Georgia, Coreia do Sul, Canadá, Malásia...Moldavia, India, Rússia, China, Turquia, Luxenburgo, Reino Unido, Ucrânia, Hong Kong, Itália, Austrália, Arabia Saudita, Argelia, Jersey, Peru, México, Slovenia, Ucrania, Macau , Emirados Árabes unidos, Egito,Argentina, Líbia, Romenia, Holanda, Marrocos, Ruanda, Japão, Angola, Indonésia, Senegal, Suécia, Cabo Verde, Belgica, Ucrania, Letonia, Kwait, Iraque, Polonia, Irlanda Brunei,Macedônia, Vietnan, Venezuela e Siria Welcome and I am glad... back again!...
e convido você que ainda não o visitou a visita-lo também.